Memorial

Memorial





Cristiano Chaves de Oliveira

A Escola Municipal José Antônio Júnior foi construída à Avenida São João (posteriormente denominada Avenida José Gabriel de Resende), esquina coma a Rua Alagoas, número 765, no Bairro Tereza Cristina, no ano de 1990, pelo então prefeito de Igarapé Cristiano Chaves de Oliveira, cidade esta a qual pertencia o então distrito de São Joaquim de Bicas. A obra foi entregue à comunidade em outubro deste mesmo ano.

A secretária de Educação da cidade de Igarapé era a Senhora Maria das Graças Maldonado e a direção da nova escola foi entregue a Senhora Maria Silvéria Souza Lara.

            Até então, as crianças de São Joaquim de Bicas eram atendidas pela rede estadual de ensino, através da Escola Estadual de São Joaquim de Bicas (hoje denominada Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva).

O início das atividades escolares na Escola Municipal José Antônio Júnior ocorreu em fevereiro do ano de 1991. A escola foi criada e denominada pelo Decreto Lei Municipal nº 662/90 e publicada no Minas Gerais de 30 de agosto de 1991. O prefeito Cristiano Chaves havia falecido (janeiro de 1991) e a administração do município de Igarapé estava a cargo do vice-prefeito, o senhor Antônio Carlos Resende, político e cidadão do então distrito de São Joaquim de Bicas, e, como prefeito assumiu a responsabilidade de dar continuidade ao projeto de criação da Escola Municipal José Antônio Júnior.

Quando foram iniciados os processos burocráticos para a criação de uma nova escola, a documentação foi enviada à Secretaria Estadual de Educação com o nome de “Escola Municipal Tupanuara”, pois seria construída no bairro de mesmo nome, porém, posteriormente foi decidido construir no Bairro Tereza Cristina, devido a melhores condições oferecidas pelo terreno, surgiu então, a proposta de denominá-la Escola Municipal José Antônio Júnior.

A aprovação e início de funcionamento das primeiras turmas de pré-escolar também aconteceram no ano de 1991.
                              
A escola recebeu o nome de Escola Municipal José Antônio Júnior em homenagem ao ex-vereador de Igarapé, morador de São Joaquim de Bicas, mais conhecido como “Fio”.
José Antônio Júnior



Um comentário: